LIMPEZA EM COZINHAS DA INDÚSTRIA

 cozinha industrial

Um dos serviços que a Pro Alto Serviços oferece é a limpeza de cozinhas industriais, isto é algo de extrema importância, uma vez que tal atividade é regulamentada por uma série de normas desenvolvidas por órgãos competentes que devem ser cumpridas. A Pro Alto está sempre apta para disponibilizar equipes capacitadas pra efetuar essa atividade de acordo com as exigências necessárias.

Se tratando de alimentos, todo cuidado ainda é pouco quanto a seu armazenamento, transporte, manuseio ou preparo. Logo, a cozinha, local onde a maioria dos alimentos são preparados, necessita estar sempre limpa, livre de germes e bactérias.

Tendo isso em mente, os órgãos reguladores da área da saúde criaram algumas regras extremamente criteriosas para este tipo de limpeza, elas devem ser seguidas a risca pelos estabelecimentos para que a qualidade do alimento seja garantida.

As cozinhas industriais

Atualmente as grande empresas visam que o seu colaborador otimize seu tempo da melhor forma, até mesmo no período de descanso, pensando nisso, muitas delas tem criado suas próprias cozinhas para produzir o alimento que será consumido pelo seu funcionário. Sendo assim, estas cozinhas necessitam um cuidado muito especial e atenção voltada a vários itens que contribuam para a manutenção da higienização do local.

Todas as pessoas que não fazem parte da equipe de funcionários da área de alimentos são consideradas visitantes. Devem estar minimamente informadas sobre Boas Práticas de manipulação de alimentos e cumprir os requisitos de higiene e saúde estabelecidos para os funcionários. Os visitantes, que no exercício de suas funções necessitem supervisionar ou fiscalizar os procedimentos de Boas Práticas, ou executar manutenção e instalação de equipamentos, devem utilizar rede ou gorro para proteção dos cabelos, e quando necessário, com botas ou protetores para os pés e avental fornecidos pela empresa.

Além disso, os funcionários de serviços de alimentação estão sujeitos também, aos exames exigidos pelo Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e da Norma Regulamentadora vigente, do Ministério do Trabalho e Emprego, cujo objetivo é avaliar e prevenir problemas de saúde consequentes da atividade profissional. PCMSO e Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) podem também ser exigidos pela Autoridade Sanitária.

Os ornamentos localizados na área de consumação ou refeitórios não devem constituir fonte de contaminação para os alimentos preparados. Não devem estar entre fluxo de ar e os alimentos, nem sobre os balcões de distribuição. Ventiladores e condicionadores de ar são permitidos, desde que fluxo de ar não incida diretamente sobre os ornamentos e os alimentos.

Acidentes em cozinhas industriais infelizmente são bem comuns devido aos diversos riscos existentes como queimadura, corte e risco de quedas. A ocorrência não desejada desses acidentes traz consequências graves. Além da higiene na cozinha que é fundamental, a organização e limpeza são itens que contribuem para evitar a ocorrência dos acidentes.

Limpeza de cozinhas industriais

As operações de higienização devem ser realizadas por funcionários capacitados. Durante a aplicação de produtos de limpeza e desinfecção fortemente alcalinos (ex: produtos para limpeza de fornos e desincrustação de gorduras), fortemente ácidos, ou oxidantes fortes (ex: hipoclorito de sódio e derivados), os manipuladores devem utilizar luvas nitrílicas de cano alto, óculos e botas de borracha. Devem ser obedecidas as instruções de uso e de segurança recomendadas pelo fabricante dos produtos.

Limpeza de cozinhas industriais em Curitiba

A PRO ALTO SERVIÇOS é uma empresa especializada em trabalhos de limpeza em altura e tem o interesse de atender todas as expectativas no que se refere a prestação de serviços. Nossos profissionais são criteriosamente treinados, desenvolvendo conhecimento para atuar nos mais diferentes tipos de superfície onde requer limpeza. Para saber mais sobre os serviços disponibilizados com alta qualidade pela PRO ALTO, entre em contato pelo telefone (41) 3278-4080 ou (41) 9995-7030 http://proalto.com.br/